Imagem Hospedada por bRImG.com - Hospedagem de Imagens

FAÇA SUA FOTO

Envie para seus amigos, visite nosso NOVO SITE www.atos2.net

quarta-feira, 23 de março de 2011

O TIVIGA: AÇUDE MAIS VELHO DA PRINCESINHA DO PAJEÚ

O primeiro nome dado ao povoado foi caldeirão das bestas. Este nome foi dado, porque tinha um tanque na propriedade da família Virgulino e nesse tanque morriam muitas bestas devido a uma pedra escorregadia que dava acesso à água. O segundo nome foi Feira Nova em virtude da realização da primeira feira. O terceiro nome que é Santa Terezinha foi dado pelo Pe. Sebastião Rabelo em com acordo com os habitantes.
As primeiras residências deste lugar foram as do Senhor Virgulino José dos Santos, José Domingos dos Santos e Joaquim Martins. No inicio da formação existia apenas três casas populares começando a surgir depois as primeiras edificações quando foi construído um armazém pelo Sr. José Romão de Araújo.
Este Povoado ficou sob o domínio de São José do Egito até o dia 20 de dezembro de 1963 quando deu-se a emancipação política.
Quando foi elevada à categoria de cidade pela Lei Nº 4990, foi nomeado prefeito Interino o Sr. João Ferreira Silva (Joca Balduino), permanecendo no governo de 14 de fevereiro de 1964 à 14 de maio de 1965, governando com dificuldade financeiras, usando inclusive seu próprio dinheiro, contando com pequena ajuda de impostos de chão de feira e pequeno recurso do governo do Estado, pois naquela época não existia legenda. Hoje os dados do IBGE apontam pra nossa surpresa uma população em torno de 10 mil habitantes, que comparado ao eleitorado nada tem haver. Já fomos produtores de várias culturas inclusive amendoim nas terras do saudoso Pedro Bernardo. Tampouco se vê plantando algodão, banana ou caju, algumas das bases da produção agrícola que sustenta o município, feijão e milho sim mais em pouca escala. O trabalho na roça ainda vemos poucas pessoas, pois com a violência e o governo Lula ajudando eles deixaram suas terras e migraram para cidade onde a ofertas de emprego em um dos três postos de combustíveis, alguns minimercados e lojas são pouco na cidade.

Este é o velho Açude dos Virgulinos, pois foi o saudoso Virgulino José dos Santos que construiu com força braçal dos seus filhos e alguns trabalhadores no serviço  de mutirão, pois naquela época não se via tratores por aqui.


Nesta expedição este blogueiro com o também
 blogueiro Zé Freitas fomos visitar o pioneiro das
águas do pajeú. O açude dos Vigulinos.  



Vejam as fotos e viaje no túnel do tempo, infelizmente não temos mais acesso, é de péssima qualidade, muito mato, capim e muita lama, mais encanta quem chega perto do velho Tiviga.
Há vida no velho Tiviga, nossas lentes flagraram vários Jabutis tomando sol, com nossa presença eles mergulharam, pois não tem visto pessoas por perto pelo difícil acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário