Imagem Hospedada por bRImG.com - Hospedagem de Imagens

FAÇA SUA FOTO

Envie para seus amigos, visite nosso NOVO SITE www.atos2.net

quarta-feira, 30 de março de 2011

A FAUNA CONTA A HISTÓRIA DA NOSSA CIVILIZAÇÃO

Ao lado da árvore centenária na propriedade dos herdeiros de um dos fundadores de Santa Terezinha o senhor Joaquim Martins. O blogueiro Valmir Andrade esteve visitando o sítio onde se deu origem o primeiro nome do povoado que nasceu em 1929, o nome CALDEIRÃO DAS BESTAS foi nomeado devido umas pedras em formato de tacho ou caldeirão, as pedras eram escorregadias, como naquela época se usava muito Besta pela cria do Cavalo ou Burro, deu-se o nome de “Caldeirão das Bestas”. Nesta mesma hoje reformado por sua sobrinha neta Maria de Lourdes Siqueira Passos ( Lourdinha de Anisio). Carpindo o mato estava seu Damião Jacinto um dos últimos herdeiros, com uma veia forte na poesia ele declamou alguns de sua autoria que vamos postar em outra oportunidade. Tenho mais história pra mostrar sobre esse casebre que deu origem ao nosso município. Aguardem.
O oiti é o fruto do oitizeiro (Licania tomentosa), árvore da família Chrysobalanaceae que pode atingir altura entre 8 a 15 metros.
Espécie típica da flora brasileira, esta árvore encontra-se em abundância no nordeste brasileiro, em especial nas áreas ocupadas pela Mata Atlântica. Devido ao seu caráter genuinamente regional, o oitizeiro é uma árvore-símbolo da Região Nordeste, com grande valor simbólico principalmente no estado de Pernambuco.
Procedente das restingas costeiras do Nordeste do Brasil, o seu fruto é uma drupa elipsóide ou fusiforme, casca amarela mesclada de verde quando madura, cerca de seis a oito cm de comprimento; polpa pastosa, pegajosa, amarelada, de odor forte, caroço volumoso e oblongo.
Era desta centenária árvore que Antonio Domingos ( Antonio Piru) levava os frutos para vender as donas de casa e a garotada adorava, eu por exemplo comia muito. Está aí um pouco da nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário