Imagem Hospedada por bRImG.com - Hospedagem de Imagens

FAÇA SUA FOTO

Envie para seus amigos, visite nosso NOVO SITE www.atos2.net

sexta-feira, 29 de abril de 2011

NOSSO BLOGUEIRO AOS 6 MESES FOTOGRAFADO POR SEU OSCAR


Esta é do baú da mamãe. Este blogueiro aos 6 meses, do tempo em que juntava-se várias latas vazias de Leite Ninho colocava como fundo para fazer as fotos. Segundo informações esta foto foi feita pelo saudoso fotografo Oscar Ferreira Costa ( Seu Oscar). Se você quiser ver sua foto antiga neste blog ou neste. http://www.nomeupajeu.blogspot.com/
 Outro blog que é de minha autoria para contar nossa história, vale apena dá uma olhada e viajar no tempo, envie para os seguintes e-mail's
redacaovalmirandrade@live.com ou
nomeupajeu@bol.com.br.   
Estamos esperando por você.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

NOSSO MEIO DE COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DE MAZA DO DETELPE

Nos anos 70 o telefone ainda tinha chegada a nossa cidade, existia  um meio via rádio tipo Rádio Amador, era uma antena com potente transmissor e um rádio que era operado pela funcionária Margarida Lopes, mais conhecida por Maza. Ela transmitia as noticias relacionadas a prefeitura e outros serviços. Nesta foto no local da central do DETELPE (Departamento de Telecomunicações de Pernambuco), anexo a prefeitura. Nesta foto datada de 07 de agosto de 1970. Temos em tela da esquerda para direita: Atemisto Freitas, Maza, Maria das Graças, Maria de Dona Flôr hoje morando em Jacareí-SP, Marlene de Zé Timoteo, Socorro irmão de Zezé Leite, o tesoureiro Assis Paes de Lira, o vereador Pedro Antonio da Silva, Socorrinha Freitas e Clemildo Campos de Oliveira ( Tuita) que trabalhava na Junta do Srrviço Militar. Vejamos que a Praça Amaro Paes de Lira não existia, e a grade de proteção da calçada ainda no local. Quantas saudades desse tempo bom que não volta mais. 

terça-feira, 26 de abril de 2011

DOIS PERNAMBUCANOS INTELIGENTES QUE SÃO ORGULHO PRA NOSSA GENTE

Nesta fotos estamos vendo o cantor Fábio Jr. Não, é Marcos Antonio Lustosa de Souza, mais conhecido por Baquinha de Lourença e seu cunhado Damião Fragoso de Carvalho, também conhecido por Damião Fulô, eles no capú deste Passat azul, carro da paixão de Baquinha. Ambos estava trabalhando na construção do famoso Shopping Center Eldorado em São Paulo capital, isso foi no ano de 1979. Baquinha é um orgulho pra nossa cidade, pois sua inteligência é invejável, ele conhecido como o "Magaiver" terezinhense.

TEREZINHENSES INTELIGENTES LEVANDO NOSSO NOME PELO MUNDO A FORA

Este cabra macho do meu sertão da terra santa é o meu amigo Damião Fragoso de Carvalho, conhecido por Damião Fulô. No comecinho da carreira na grande empresa OAS, onde iniciou seu trabalhos como carpinteiro, profissão que herdou  de seu pai (Zé Fulô) que era um grande carpinteiro, marceneiro, o velho fazia de tudo. Hoje Damião está tocando uma grande obra da empresa no estado do Pará, e sua inteligência é  tão grande e bem aproveitada pelos engenheiros que Damião é hoje considerado por toda diretoria e subiu de cargo de carpinteiro a mestre de obras. Parabéns a Damião por levar o nome de Santa Terezinha a todas partes desse imenso país  por onde você trabalhou, continue assim trabalhando com honestidade e sempre educando seus filhos. Abraços ao meu amigo Daniel Lustosa por nos enviado esta foto, sei que em breve vamos ter mais um Dr. advogado de Santa Terezinha para os tribunais da vida. Dr. Daniel Carvalho Lustosa.
Arquivo Daniel Lustosa.

sábado, 23 de abril de 2011

LEMBRANÇAS NOS FAZEM CHORAR DOS QUE AMAMOS E FORAM MORAR COM O PAI

Nesta foto datada de 23 de maio de 1979 podemos notar Lurdinha de Adélia com meu irmão André Ferreira de Andrade, aqui ele com dois meses de vida, nunca imaginava-mos que ele nos deixaria com seis anos de idade, foi uma fatalidade a inesperada morte dessa criança que encantava as pessoas que se aproximavam dele. Todos gostava de abraçá-lo, tocar e fazer carinho, desde seu nascimento sempre foi uma criança adorável. No dia do falecimento Santa Terezinha chorou sua partida, do velho ao mais novo todos sentiram sua  morte. Se estivesse vivo, hoje estaria com 32 anos.
Arquivo de Lurdinha Siqueira.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

ANTIGAS FORMATURAS DA ESCOLA SANTA TEREZINHA

Nesta foto muito antiga mostra Dona Rosa Freitas recebendo seu diploma das mãos do professor Cícero Mancinho. Por traz o o saudoso ex-Prefeito exercendo o cargo o Sr. José Romão de Araújo, (seu Nozinho), o Vereador Manoel Epaminondas de Melo( Manuel do Saco) e o secretário José Leite de Lima ( Zezé Leite), podemos notar a  coleguinha encostada é Soia Araújo. Esta formatura foi realizada na antiga Escola Santa Terezinha.
Arquivo de Lurdinha Siqueira.

terça-feira, 19 de abril de 2011

OS SHOW'S DE CALOUROS MOSTRANDO NOSSA CULTURA

Nesta foto lembramos nossa cultura através dos show's  de calouros que as professoras promoviam na garagem da prefeitura nos anos 70. No meu canto esquerdo com a vila na mão, temos José Eudes Rodrigues ( Pixuta de Zé Rodrigues) Maria das Graças, Lurdinha de Adélia, Valdete Leite do Nascimento ( Valdete de Zezé Galo), por traz Ruinha de Miguel Rocha e Lúcia de Luiz Venâncio. Foi nestes show's, conhecidos como 'Drama' que eles se conheceram e estão casados até hoje. O violeiro do centro da tela sou mesmo, calça boca de sino, sapato cavalo de aço e chapéu de aba larga. Infelizmente nenhum prefeito nunca reformou esta garagem que foi construída pelo saudoso prefeito José Gomes da Silva ( Zé Nicolau), hoje é um criatório de galinha ou galo de briga não sei, só sei dizer que este espaço que trouxe muita alegria no passado hoje vive abandonado. 
Arquivo Valmir Andrade.

sábado, 16 de abril de 2011

ANOS 80 NA VIDA DOS IRMÃOS JOÃO DE ADEVAL E VALMIR ANDRADE

Esta foto foi tirado no ano de 1985, podemos observar a asa de Caboco no inicio da construção e a antiga Igreja matriz. Os boêmios aí na foto é meu irmão João Ferreira Neto (João de Edivania) e eu segurando o gravador POLYVOX emprestado da minha amiga/irmã Lídia de padrinho Felizardo. Nesta época eu trabalhava no Bando do Estade de Pernambuco - Bandepe. Olha a cabeleira, parecia o topete do Elvis Presley misturado do Robby do Grupo Menudo. O mérito do bem está na dificuldade em praticá-lo; não há mérito em fazer o bem sem esforço e quando não custa nada. Deus tem mais em conta o pobre que partilha de seu único pedaço de pão do que o rico que dá apenas o supérfluo. Arquivo Valmir Andrade.

VEREADORES E EX-PREFEITO NA POSSE DE JOCA BALDUINO E JOSETE

Esta foto foi tirada no dia da posse do saudoso ex-prefeito João Ferreira Silva (Joca Balduino), seu vice prefeito foi José Nunes de Lira ( Josete Tobias). Seu Afonso estava terminando seu mandato. Em tela lá por traz em cima das cadeiras, Socorro de Zé Martins (in-memoriam), Walter Liberal, por traz de Danda minha tia Analice Guimarães Rafael, Zefinha de Zé Fumerio  (Já falecida), Ana Ferreira de Lira ( Anaíde),os vereadores Zé Totonho de paletó azul e José Leite de Amorim ( Zizi Leite), Danda Martins assumindo a cadeira de vereador que após o término desse mandato foi vice-prefeito, prefeito por dois mandatos.
O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. Arquivo Danda Martins.

PREFEITOS E EX-PREFEITOS NAS POSSES DO EXECUTIVO DE SANTA TEREZINAHA

Nesta foto datada de 01 de janeiro 1983, ano da posse do saudoso ex-prefeito Afonso Ferreira de Andrade e João Batista Martins (Danda Martins). Em tela como convidado especial Binas Macaco, Locutor Hélio Costa, por traz João Ferreira Silva, (seu Joca) que havia deixado o mandato, Eduardo Oliveira em pé numa cadeira, Seu Afonso e Danda e presença da primeira dama Neci Caetano da Silva ( Nicinha) e discursando o saudoso ex-prefeito e amigo particular de seu Afonso, José Caetano de Brito ( Tiu Caetano) prefeito de Imaculada-PB.
Arquivo Valmir Andrade.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

NOSSO ARTISTA DO FORRO PUCHADOS PELA SANFONA, SABUMBA E TRIANGULO

Este é o sanfoneiro mais famoso do pajeú, sem desmerecimento a outros nomes, mais esse aí começou sedo sua carreira pois aos dez anos já abria o fole. O nome da fera aí é Damião Bernardino que gentilmente duou diversas fotos para este espaço cultural que ora mostramos aos internautas filhos ilustres que estão morando fora do ninho, nossos compatriota conterrâneos. Nossos agradecimentos a Damião por ter nos dado atenção em retirar do seu arquivo fotos tão belas que marcaram nossa época. Nossa homenagem a este artista da terra e que muitas vezes foi descriminado por pessoas que não sabem o que é cultura. 
Aruivo Damião Bernardino.

NOSSOS BANHOS ENTRE AMIGOS NA BARRAGEM DE GREGÓRIO

Esta foto foi tirada num momento de muita alegria e descontração, pois aqui bem próximo no vizinho estada da paraíba existe uma pequena barragem com conteção de pedras e um banho que não existe igual.  O sítio na época pertencia ao pai do atual prefeito de Santa Terezinha, que nasceu no município de Imaculada onde existe até hoje a barragem de Gregório com era chamada. A propriedade foi vendida e hoje pertence a Nelson Lopes Fernandes ( Nelson de Ana Maria). Em tela o saudoso amigo Charles Patriota que trabalhava no Banco do Brasil agencia de Santa Terezinha, Damião Bernardino com sua filha Wilma Bernardino, Ex-prefeito Tiu Caetano, Nelson Lopes com seu filho João Paulo na boia de ar, seu Gregório dando apoio e este jovem do nosso lado direito e José Aneóbio Lira ( Nêgo de Dão) já falecido. Está ai mais relato dos tempos bom que não voltam mais em nossa região cheia de riquezas e biodivercidade.
Arquivo Damião Bernardino.

CASAMENTO DE PEDRO MENDES EM 1973 NA IGREJA DE IMACULADA-PB

Esta foto datada de 28 de dezembro de 1973, foi tirada no dia do casamento do filho ilustra da terra Pedro Mendes. Em tela; O olhar atento de José Mendes na frente do Padre, Pedro Mendes casando, por traz Tadeu Índio e Lurdinha, se observar-mos no canto direito esta senhora é a ex- primeira dama Dona Guida Caetano, esposa do saudoso ex-prefeito José Caetano de Brito ( Tiu Caetano) de Imaculada paraíba. 
Arquivo de Lurdinha Siqueira.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

FILHO ILUSTRE DE SANTA TEREZINHA FAZ ELOGIOS AO BLOG




Confira o comentário do Dr. Hélio Lima, que segundo ele ver todos os dias os blogs por Valmir Andrde. Ele confirmou que vem nos visitar nas festas juninas, estamos aguardando. Confira o comentário.
Meu Caro VALMIR,
Não poderia deixar de passar em "brancas nuvens" esta foto e registro do evento. Por papai, que entrega, solenemente, o diploma de formatura à Lourdinha. Por mim, que, à época, tinha um ano de idade, e, principalmente, pela formanda, que depois tornou-se amiga de papai e de toda a família, de quem, aliás, soube, quando papai partiu, que proferiu a seguinte frase: "...tudo que aprendi foi com ele!". É por isso que a nossa família agradece-a por sua generosidade e reconhecimento, para sempre. Ainda não poderia deixar de registrar, a esse respeito, que diversas vezes, ainda pequeno, presenciei momentos de lazer entre eles e demais amigos, quando papai tocava violão enquanto Lourdinha cantarolava (aliás, muito bem), Clara Nunes, entre uma cerveja e outra, na presença da D. Amélia, que gostava de ver àquela "farra", e de seu filho, amado e inesquecido, Orlando Passos.
Você me comoveu, e fez, mais uma vez, este terezinhense se resignificar ao lembrar-se de passagens tão boas de tempos tão agradáveis da nossa terra.
Abraços em todos, muito grato,
Hélio Melo de Lima
HML & ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C
Av. Agamenon Magalhães, 3.341, Empresarial Tacaruna, Conj. 301/305, CEP-52.030-210,
Torreão, Recife - PE.
Fones/Fax: (81).3426-4793/NEXTEL: 97*42882 e/ou (81).9975-6182/9233-8122
helio@hml.adv.br

terça-feira, 12 de abril de 2011

CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM JOÃO PAULO DE OLIVEIRA NA VILA DO TIGRE


Esta foto foi feita no último governo de Roberto Magalhães que governou de 1983 a 1986. Em tela a construção da Barragem João Paulo de Oliveira ( Barragem do Cascudo) na Vila do Tigre distrito de Santa Terezinha. O governo do estado, o projeto Mandacaru e a prefeitura municipal de Santa Terezinha, na administração do saudoso prefeito Afonso Ferreira de Andrade e seu vice prefeito João Batista Martins que governaram de 1983 a 1988. Nesta foto no alto de chaéu de couro o finado Laudemiro Luiz um dos melhores pedreiros neste tipo de construção, homem disposto, embaixo Seu Afonso, mais acima Danda Martins, de chapéu preto Raimundo Celeste e o eterno Secretário de Obras Expedito Lopes da Silva (Expedito de João Grande), tido até hoje como um dos grande arquitetos sem diploma da nossa terra, como podemos ver nas fotos aéreas de Santa Terezinha, as linhas retas e bem metradas das principais ruas da cidade.
Arquivo Valmir Andrade.

NOSSO PASSADO DE TRABALHO E DIVERSÃO NO LOMBO DOS JEGUES

Os garotos montados neste jumento que atendia pelo no nome de "chocolate" são bem conhecidos em nossa região, Um foi prefeito e o outro vice-prefeito, um em 2000 e o outro em 2004, já sabem de quem estou falando? Acertou. Na sela podemos Jairzinho Ferreira de Andrade (Dada de Adeval) e o da garupa era Afonso Ferreira Neto (Afonsim), isso mesmo. Com o lenço na cabeça Maria de Lourdes Siqueira dos Passos (Lurdinha) e a saudosa Clemilda de Zé de Souza. O galeguinho com a mão na cintura é Beto de Neve Carcará. Esta foto foi feita durante a última campanha de prefeito do saudoso João Ferreira Silva (Joca Balduino) como podemos notar nos leitreiros pintados por Mirozinho pintor, veja na parede da casa de dona Adélia.
Arquivo de Lurdinha Siqueira.

NOSSOS MOMENTOS DE DIVERSÃO NAS ÁGUAS DO JULIÃO

Nossos momentos de laser e divertimento nas águas da nossa região. Nesta foto podemos ver Ubirajara de Souza Lira ( Biraja), Maria do Socorro Leite do Nascimento (Socorro de Zezé Galo), Maria do Socorro Araújo Rocha ( Coi de Miguel Rocha) Soia de seu Nozinho, Lúcia Ana Araújo Evangelista ( Lucia de Luiz), Maria de Lourdes Siqueira dos Passos ( Lurdinha de Adélia), de boné, José Rui Araújo Rocha( Rui da farmácia), com lenço da cabeça, Valdete Leite do Nascimento( Valdete de Zezé Galo), agachados, Nelson Lopes Fernades (Nelson de Ana Maria) e meu tio Anisio Ferreira de Andrade. O momento registrado foi no Sítio Julião no município da paraíba de propriedade da família de seu Horácio. Hoje  este local  é de um proprietário não conhecido em nosso meio, infelizmente ele proibiu os banhos no local.
Arquivo de Lurdinha Siqueira.

FESTAS DE FORMATURA DAS ESCOLAS DE SANTA TEREZINHA NOS ANOS 60

Esta foto datada de 05 de janeiro de 1969 é uma lembrança da conclusão de 1º grau da turma de Maria de Lourdes Siqueira dos Passos ( Lurdinha de Adélia), ela recebendo seu certificado das mãos do saudoso Economista José Leite de Lima ( Zezé Leite). A formatura segundo Lurdinha foi da Escola Municipal José Paulino de Siqueira. Quantas saudades sentimos destes momentos, que dificilmente vemos tanta gente em festas de conclusão ou formaturas hoje em dia. Arquivo de Lurdinha Siqueira.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

NOSSOS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO UNIDOS EM DEFESA DA NOSSA GENTE

Nesta foto datada de 01 de janeiro de 1977, da esquerda para direita na sobre lage, Ex-prefeito saudoso Afonso Ferreira de andrade, tomando posse João Ferreira Silva e seu vice prefeito José Nunes de Lira (Josete Tobias), vereador Pedro Antonio da Silva e João Batista Martins (Danda Martins), na calçada o saudoso vereador João Sebastião da Silva ( Vila do Tigre), José Totonho da Silva (Zé Totonho), de óculos rayban, Tibucio Batista Neto (Tito da Lagoa), José Leite de Amorim ( Zizi Leite) e Antonio Siqueira da Silva ( Antonio Germano). Podemos observar que o prédio da prefeitura ainda sem reforma e com as grades de ferro e ainda constava o nome do ex-prefeito José Romão de Araújo (Seu Nozinho) que construiu a parte inicial que depois foi reformada pelo prefeito Afonso Ferreira de Andrade, construindo uma lage e levando toda estrutara para cima onde funciona até hoje, em baixo está a Casa José Leite de Amorim, Câmara Municipal de Vereadores. Arquivo Danda Martins.

OS HERDEIROS DO SAUDOSO VICE PREFEITO EDSON MORATO DE HOLANDA (EDINHO)


Nesta fotos podemos ver Maria das Dores Morato ( dona Das Dores) seus netos Edson Murilo Araújo de Holanda, Aline Karla Araújo de Holanda, esta com chupeta é Iraceli Virgulino dos Santos. Veja que a antiga rua Gov.Agamenon Magalhães, hoje Av. José Romão de Araújo, estava sem o canteiro central, ao fundo podemos ver o Grupo Escolar Mônica Tavares Guimarães, voltando mais um pouco a caminhote amarela de Zé Martins do Ônibus. Dona Das Dores nos deixou no dia 30 de dezembro de 1993.

ALMOÇO ENTRE AMIGOS NO HOTEL DE DAS DORES EM SANTA TEREZINHA

Nesta foto podemos matar a saudade de três pessoas que nos deixaram, estão no andar de cima na Ceia com nosso Senhor. No meu canto esquerdo Mâncio Ivo Liberal de Vasconcelos (Ivo Liberal), levando a colher a boca o também saudoso Arôdo Romão de Araújo, mais ao fundo Maria de Fátima Virgulino dos Santos (Fátima de Geraldo), seu pai Geraldo Virgulino dos Santos tomando uma cervejinha gelada e no canto direito o saudoso José Leite de Lima ( Zezé da Prefeitura), as moças aí por traz não conseguimos identificar todas. Este foi um dos bons momentos de reunião de amigos no Hotel de das Dores no centro da cidade de Santa Terezinha. Arquivo de Eulina Morato (Juja).

domingo, 10 de abril de 2011

NOSSO TIRA GOSTO DE BOA QUALIDADE NO BAR DE ZÉ BOLINHA

Esta foto mostra um dos grande amigos que tive apesar da diferença de idade, quando retornou de várias viagens a São Paulo o senhor José Rafael Filho, mais conhecido por Zé Bolinha irmão do empresário Antonio Ferreira de Lima ( Antonio Bolinha). Zé montou este Bar no beco mais conhecido da cidade, o Beco de Arraes, em tela vemos de costa João dos Santos e Inácio do Sítio Campo dos Freires, Zé Bolinha fazia vários tira gosto, mais o que ele fazia e que não sobrava nem para os cachorros, era o torresmo, do tamanho de uma banana casca verde, ele torrava o couro como ninguém, era de dá água na boca só de olhar, sem contar os ovos cozidos com piguimentos de tintas para atrair o freguês, costume trazido da capitá Sum Paulo. São estas e outras lembranças que mostramos aqui desse grande homem que veio de Mãe d'água na paraíba, casou com Marlu Liberal onde construira um bela família, tiveram dois meninos Débora e Douglas que até hoje morrem de saudades do pai.  Arquivo de Damião Bernardino.

O TRANSPORTE DE CARGAS EM SANTA TEREZINHA POR ZÉ DE LAURA

Esta foto não sabemos exato a data, segundo Sebastião Manoel de Souza ( Irmão Beto de Manoel João), primo irmão de José Carlos da Silva, mais conhecido por Zé de Laura, este baixinho da esquerda já com óculos Rayban, o outro era o proprietário desse Mercedes Benz que Zé de Laura dirigia e zelava como ninguém, a data é mais ou menos em 70, por aí. Estes na carroceria não consegui identificar todos, só o mais velho de chapéu, é Artur Bento de Araúo ( Artur de Coco). Nesta época o que mais se tocava no rádio do caminhão era Mercedão Vermelho com Mauricio Reis. Quando dona Laura nos deixou existia um serviço de som comunitário da prefeitura municipal com várias difusoras espalhadas pela cidade. Roberto Carlos já havia gravada a canção que fez pra sua Leide Laura, Eduardo Oliveira que tomava conta do sistema de som já era fã do Rei, ele noticiou o falecimento e o fundo musical era a canção Leide Laura, me leve pra casa Leide Laura, toda cidade chorou com a partida emocionante de dona LAURA, mãe desse grande motorista que nos deixou. Arquivo de Damião Bernardino.

FESTAS DE FORMATURAS GLAMOUR E BELEZA DAS FORMANDAS

Esta foto mostra uma festa de Conclusão datada de 1976 no Salão Nobre da Escola José Paulino de Siqueira,
da esquerda para direita: Lindecir Leite, a saudosa professora Lucia Maria Liberal de Vasconcelos Silva, Maria de Lourdes Siqueira Passos, Jacinta de Souza Vieira Leite ( Mãe Chuca), Lardijane de Severino Trajano com diploma, Diva de Cazé e Valdente Leite do Nascimento ( Valdete de Seu Zezé Galo). Se observar-mos o glamour dos vestidos longos e lindos nunca vistos até hoje. Arquivo de Lurdinha Siqueira. 

NOSSO SANTO CASAMENTEIRO SANTO ANTONIO POR ANTONIO DOMINGOS



Esta foto data de 10 de fevereiro de 1977, mostra Leninha, Dona Adélia, Lourdinha de Adélia, Lídia, Rosa 1 e Rosa 2 Rosane e Maria. Este homem da esquerda é Antonio Domingos conhecido por (Antonio Piru), apaelido que o irritava muito, quando as pessoas o chamava assim ele batia cabeça na parede até sangrar, era de arrepiar vê-lo neste sofrimento que carregou durante sua vida. Antonio era católico fervoroso, frequentava a Igreja todos os dias, seu maior sonho era ter sua própria igreja, até que o saudoso Afonso Ferreira de andrade doou um terreno e ajudou a construir, teve a participação de várias pessoas na construção da Capela de Santo Antonio, que hoje é organizada por Dona Lourdes que sempre realiza novenas e todos os anos comemora o  Padroeiro Santo Antonio.  Arquivo de Lurdinha Siqueira. 

OS DESFILES DAS ESCOLAS BEM REPRESENTADO POR EX-ALUNA E ETERNA PROFESSORA.

Esta foto marca os desfiles  das escolas Estadual Santa Terezinha e José Paulino de Siqueira. Como era bonito ver desfilando pelas ruas de nossa cidade as escolas com seus alunos, e a BANDA MACIAL com seus Taróis, Caixas, Bumbos, Cornetas e Pratos, quantas saudades daquele tempo. A tradição dos desfiles ainda não morreu, pois a Escola Nova Conquista administrada por José Eduardo Oliveira, ele que nesta época já fazia parte da Banda Macial, está mostrando e revivendo as apresentações com seus alunos e os professores dando apoio. Em tela vemos Diones Costa Sobrinho ( Diones Costa ) que aos 15 anos desfilava, ela segura este arco que simboliza os Jogos Olímpicos, por traz segurando uma bandeira é Sônia Ferreira , mais conhecida por Sônia Pelado. Arquivo de Pretinha de Mulata.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

EM 1962 JÁ EXISTIA RÁDIO ABC CAIXA DE MADEIRA EM SANTA TEREZINHA

A era radiofônica já havia chegado em Santa Terezinha 1962. Veja o senhor João Manoel Sobrinho ( Joca Israel) ligando o seu grande Rádio ABC em sua loja, sintonizando talvez a voz do Brasil a rádio Sociedade da Bahia. Não sabemos se este rádio ainda existe e se pertence a família, hoje encontramos muitos deles que resistiram ao tempo. Arquivo da família de Joca Israel

NOSSO VELHO E RESISTENTE AÇUDE NOVO E SUAS ÁGUAS

Esta foto é uma verdadeira lembrança do mais importante manancial aquático da nossa região, o velho e bravo AÇUDE NOVO, que resiste ao tempo, as vezes é desprezado, sujo e as pessoas abusam de suas águas, não a preservam, muitos deles não sabem que foi de suas águas que estamos vivos, pois este guerreiro rompe as barreiras do tempo e resiste a tudo isso. Nesta foto não conseguimos identificar a primeira garota da esquerda, a de óculos é Lúcia de seu Nozinho, Lurdinha de Adélia, de chapéu é José Arnôdo de Araújo ( Doca de Nozinho), José Rui Araújo Rocha, Dr. Rui e Margarida Lopes, Maza de Anchieta. Esta foi oferecida e dedicada a Lurdinha em 22 de novembro de 1974. Arquivo de Lurdinha Siqueira.

AS FESTA DO SALÃO NOBRE DA ESCOLA NO ANOS 70













Os bailes no Salão Nobre da Escola Municipal José Paulino Siqueira. no dia 12 de maio de 1975, estão em tela: Nininha de seu Pretinho Macena, Toinha de Geraldo Virgulino, Ana Maria de Nelson, Tadeu Índio, Lurdinha de Adélia, Rutinha de Miguel Rocha e Lucia de seu Nozinho.
Arquivo de Lurdinha Siqueira.

A INFÂNCIA CHEIA DE GLÓRIA E SAUDADES DO VOVÔ HORÁCIO

A garotinha nesta foto tinha apenas 1 aninho, mais já despontava para beleza que é hoje, com todo respeito. É Ursula Andrea Uchôa de Souza Lira, Filha de Ubirajara de Souza Lira e Edna Uchôa de Souza Lira, Andrea casou-se tem duas lindas filhas, mora atualmente em Sergipe. O saudoso empresário do ramo de combustíveis e ex-vereador Horácio José de Souza e sua casa na Av. Edson Morato de Holanda, hoje casa de Ném de Joca de Israel, vizinho a Farmácia de Rui aqui em Santa Terezinha. Arquivo de Andrea Uchôa.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

CURSOS MINISTRADOS PELA IGREJA PAROQUIAL SANTA TEREZINHA

Esta foto é uma lembrança de um curso religioso ministrado por Padres de São José do Egito, a direita em cima da calçada o recém chegado Padre Egídio Bisol. Na fila em baixo temos: Marlí de Chico França Analice Guimarães Rafael, Analice de Afonso com seu filho Ary, Sônia Pelado, Rutinha Rocha, Lurdinha de Adélia, Diva de Cazé, Juja, Diones Costa, Maria Ferreira e Fátima de Bal. Em cima dá pra identificar algumas. De cabelos longos na esquerda, Odete de Arlindo, Ana Araújo, Lúcia de Luiz,Chuca e Lurdinha de Cazé, Marluce Cruz e Sônia Pelado. Lá em cima perto da porta esquerda. Terezinha David, Sineide Melo, Maria do Saco, Lúcia Liberal, Lindecir, Dona Nila e Padre Egídio. Depois colocaremos o nome das demais que não foram citadas, se alguém descobrir envie um e-mail para o blog. nomeupajeu@bol.com.br . Esta foto datada em 14 de Agosto de 1976 defronte a antiga igreja matriz. Arquivo de Lurdinha Siqueira.

terça-feira, 5 de abril de 2011

NOSSA CAÇA E PESCA CONTADA POR DESBRAVADORES TEREZINHENSES

Esta foto mostra nossos caçadores e pescadores, o animal na mão dos caçadores é um Jacaré que apareceu no açude dos virgulinos. Da esquerda para direita, de boné virado segurando o rabo do bicho, temos Pedro Sapateiro, sem camisa Pedro Rabelo, de regata, Roberto do Banco do Brasil, pai de Karol de Coi de Suelí, segurando a cabeça, Betinho de Zé Venâncio e o saudoso Adailton Lira ( Dai de Antonio Cabeleira), e agachado Chiquinho de Pichanha.
Arquivo de Damião Bernardino.

OS GRANDES AMIGOS AGENTE NUNCA ESQUECE

Esta foto estão aí de mãos dadas os grandes amigos, o saudoso ex-vereador Tibúcio Batista Neto (Tito da Loga) e o enterno sanfoneiro Damião Bernadino, esta foi no distrito de Palmeira município de Imaculada, Damião me contou que Tito não podia tomar uma que ficava enxerido, ia logo cantando as meninas, coisas do boêmio Tito da Lagoa ao lado do seu inseparado Chevrolet Opala.
 Arquivo Damião Bernardino.

A CONSTRUÇÃO CIVIL TOCADA POR BRAVOS TEREZINHENSES

Os playboys aí na foto. "Uns já morreram , outros foram embora, os que ficaram estão diferente" como diz o poema Voltando a minha terra do poeta conterrâneo Severino Feitosa. Da esquerda para direita como diz nos cartazes e posteres dos jogadores: Temos Assis de Dona Lourinha com um Bebê não identificado, Neto de Raimundo Bernardo, Oliveiros Gonçalves de Brito ( meu Padim) Zito de João Grande, José de Amaro, já falecido e Josete Sena ( Josete de Chico Anselmo) também já falecido recentemente. Esta foto em São Paulo no ano de 1975, todos eram "cidadão", como diz a música dos peões de obra.
Cidadão
Zé Ramalho
Composição : Lucio Barbosa
Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas prá ir, duas prá voltar
Hoje depois dele pronto
Olho prá cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
"Tu tá aí admirado?
Ou tá querendo roubar?"

Esta música é uma homenagem que o blog faz a estes heróis terezinehenses.
Arquivo da família de Dona Lourinha.

A NOSSA MIMOSA PADROEIRA SENDO HOMENAGEADA DESDE 1937

Esta foto é do ano de 1937, bem no dia 24 de maio de 1937, esta moça lembrando nossa Padroeira Santa Trezinha é a jovem Maria José Araújo, que depois casou com seu João Manoel Sobrinho, Joca Israel e ganhou o nome de casada; Maria Araújo Sobrinho (Dona Mimosa). Conta a família que foi numa festa da Padroeira onde o Mosenhor Sebastião Rabelo iniciou as festividades e tomou dona Mimosa com nossa Padroeira. Vejamos que nossa tradicional festa é bem antiga mesmo.
Arquivo da família de Joca Israel.

TADEU DE JOCA UM CERTO GAROTO HOJE É UM SERVO DE DEUS

Esta é dona Maria Araújo Sobrinho, esposa do senhor empresário no ramos de confecções João Manole Sobrinho conhecido por Joca Israel, casaram tiveram quatro filhos, este é José Tadeu Araújo aos 14 anos, sua mãe dona mimosa aos 32 anos bem sentada em frente a sua casa.
Arquivo da família de Joca Israel.

NOSSAS PRIMEIRAS LINHAS ESCRITAS POR MARIA LIBERAL

Esta é uma das primeiras professoras que habitou e habita por aqui, contam a história que houve outras antes dela, viva graças a Deus dona Maria Liberal da Rocha Vasconcelos ( Dona Maria Liberal), esta foto datada de 1939 foi ofertada a sua aluna Maria Araújo Sobrinho ( Dona Mimosa), onde nona Maria escreve no versos: " Para minha bôa aluna Mimosa, oferece a sua professôra Maria Liberal, 4-10-1929 Santa Terezinha.
Arquivo da família de Joca Israel.

CONTAMOS UM POUCO SOBRE O SETOR FINANCEIRO DE SANTA TEREZINHA

O garotinho aí da foto é nada mais nada menos que João Eriberto Silva Araújo, Eriberto de Joca Israel, sentado no balcão do Armazém do Sr. José Romão de Araújo, Seu Nozinho, no ano de 1963  Eriberto aos 3 anos de idade. Hoje no lugar deste armazém foi construído o Bando do Bandepe, hoje o Banco do Brasil.
Arquivo da família de Joca Israel.

A INFÂNCIA E A BELEZA DAS CRIANÇAS DOS ANOS 70 EM SANTA TEREZINHA

A garotinha nesta foto é a senhora Maria Claudecir Campos Souza, esposa do jornalista José Freitas Souza e mãe das jovens Jessica e Bianca. Esta foto foi tirada na casa de Seu Nozinho, no dia 02 de dezembro de 1970, Caludecir com 3 aninhos. Sua mãe a saudosa Creuza Campos ofertou  esta foto com letra escrita por ela a sua comadre Maria Araújo Sobrinho ( Dona Mimosa). Creuza escreveu no verso da foto: " Madrinha Mimosa receba esta foto da sua afilhada Maria Claudeci como lembrança dos seus 3 anos de idade em D. 2 de 1970".
Arquivo da família de  Joca Israel.

COMÉRCIO VAREJISTA DE TECIDOS E CONFECÇÕES EM SANTA TEREZINHA

LOJA DO POVO ORG. JOÃO MANOEL SOBRINHO - JOCA DE  ISRAEL & FILHOS
Em tela estamos matando a saudade do grande empresário um dos mais antigos vivo contando a história, Seu João Manoel Sobrinho conhecido por Joca Israel, tinha José Azevedo Lustosa ( Zé de Sinhor Guia) era seu funcionário e o garotinho da foto é Wilson Araújo Silva ( Ném de Joca).
Em 1962 seu Joca montou sua própria loja que deu o nome de LOJA DO POVO, depois de ter trabalhado muitos anos com Seu Nozinho, quando veio da visinha cidade de Mãe D'água na paraíba, conheceu a senhora Maria Araújo Sobrinho mais conhecida por Dona Mimosa que já não está mais conosco.  Eles casaram e tiveram quatro filhos: Willames Araújo Silva, José Tadeu Araújo, Wilson Araújo Silva e João Eriberto Silva Araújo. A loja está dando resultados até hoje, onde seu Joca abre todos os dias e ainda faz feira  em São José do Egito aos sábados, isso é que chamamos de empreendedorismo, é como se fosse nosso José Alencar de Santa Terezinha pernambuco. 
Arquivo da família de Joca Israel.

HISTÓRIA DO FERREIRO LINO DE SANTA TEREZINHA

Estes nesta foto quase apagada, ela se encontrava pregada num quadro de madeira, junto a outras fotos que peguei  com Damião Bernadino, não tive com retirá-la, peguei uma faca afiada e fui tentando descolar a danada, mais sem sucesso, o jeito foi levar o quadro até a Lan House de Kelson de Willame, o danado é tão talentoso que escaniou do quadro mesmo, por isso ela está enrugada. Vou contar pra vocês quem são os moços aí, este de gravata é meu Tio Geraldo Virgulino dos Santos e o outro é Cícero de Lino, ferreiro filho do mais velho ferreiro de Santa Terezinha. Seu Lino.
História do ferreiro.

Recebi por email aquelas mensagens que muitas vezes nem abro, mas por acaso resolvi ler. Acabei sendo surpreendido por um texto lindo que reproduzo-o abaixo para vocês:

Havia um ferreiro numa vila que após uma vida de excessos resolveu consagrar sua vida a Deus. Durante muitos anos, procurou realizar caridade, cumpria com seus deveres, mantia seus valores morais, mas, apesar de todo este esforço e dedicação nada parecia dar certo em sua vida, pelo contrário, dívidas cresciam e acumulavam, brigas constantes, etc.

Uma bela tarde, um amigo que o visitara, e que se compadeceu de sua situação dificil, comentou: ” É realmente estranho que jsutamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar”. E ele continuou : ” Não desejo enfraquecer sua fé, mas apesar de toda a sua crença espiritual, parece que nada tem melhorado”.

O ferreiro não conseguiu respondê-lo imediatamente, mas sentia que necessitava dizer algo para o amigo. Ele já havia meditado no assunto várias vezes e se colocado a mesma questão. Entretanto sentia que algo de maior atuava e baseando-se nisso respondeu: “Eu recebo em minha oficina o metal, aço, que ainda não foi trabalhado e preciso transformá-los em espada. Você sabe como faõ isso? Primeiro aqueço o metal num calor absurdo, até que fique, vermelho. Em seguida golpeio com meus martelos mais pesados para dar-lhe a forma desejada. Logo depois mergulho a peça no balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor. Repito estas ações até que obtenha a espada perfeita. Uma vez não é suficiente” .

O ferreiro deu uma longa pausa e continuou: ” As vezes o aço que chega até minhas mãos não consegue suportar o tratamento… o calor, as marteladas, água fria, acabam por gerar rachaduras nele. E eu sei que ele não dará uma boa espada . Então eu simplesmente o coloco num monte de ferro velh0 que tenho em frente a minha oficina. “

O ferreiro fez outro longa pausa e terminou: ” Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições; tenho aceito as marteladas que a vida me dá, e às vezes, sinto-me tão frio e insensivel como a água fria que faz sofrer o aço. Mas a unica que coisa que peço em minhas orações é que Deus não desista de mim e continue até que eu tome a forma que ele espera de mim. E que jamais desista de mim e me coloque na pilha do ferro velho de almas.

Espero que entendam que não viemos a vida para nos divertirmos somente, viemos a trabalho e as dificuldades são parte e devemos aceita-los como uma forma de moldar nosso caracter.

SANTA TEREZINHA TEM PRODUTOS IN NATURA E GALINHA CAIPIRA

Agora a dona de casa de Santa Terezinha não precisa mais se preocupar com Galinha caipira para comer nos fins de semana. Na chácara Betel localizada a um kilometro e meio do centro da cidade, na PE 285, saída para Tabira o endereço da propriedade do mais jovem empreendedor Fábio Júnior Pereira, o homem tem tem nome de famoso, é Fábio de Dinda ou Fábio de Fátima, ele atende a todos e só chamar. Na chácara você ainda encontra: Ovos de galinha de capoeira ou caipira, Codornas, Porco, e Galinha da Ângola (Guiné), lá você ainda encontramos o tempero, um canteiro com diversas verduras: Coentro, Alface, Cebola, Tomate, Pimentão tudo in natura sem agrotóxico. Para encomendas ligue para Fábio o telefone dele é (87) 8841-9612 falar com o proprietário.

ALFAIATARIA EM SANTA TEREZINHA POR ZIZI LEITE



A obra do alfaiate

Em uma elegante alfaiataria um cliente abre a porta, chega ao balcão toca a sineta e aguarda o atendimento, segundos depois o alfaiate entra e o cliente entrega o pedido, então os dois combinam que assim que o trabalho ficasse pronto o alfaiate entraria em cotato para que buscasse a encomenda, terminado a conversa o cliente vai embora e o alfaiate começa seu trabalho.
Um mês depois o cliente é notificado que o terno encomendado estava pronto, dirigindo-se assim para a alfaiataria, chegando lá, indignado pelo tempo de espera, argumenta com o velho alfaiate:
-O senhor tem noção do tempo que demorou para fazer um simples terno? Um mês! Sabe em quanto tempo Deus fez todo esse mundo? Em 7 dias!
O alfaiate com toda sua calma respondeu:
-Fiz este terno em um mês sim, e olhe como ele está. Deus fez o mundo em 7 dias, e olhe como o mundo está meu senhor...
Quem diria hein? Será que isso tem a ver com "O apressado come cru?" hahahaha, enfim, eu li essa crônica faz um tempo na Zero Hora e gostei muito dela, porém a edição em questão se foi, e daí resolvi fazer um espécie de reprodução da mensagem, espero que não tenha ficado tão péssima... Para lembrar o saudoso Zizi agente faz de tudo, são muitas história boas para lembrar esse grande mestre da alfaiataria.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

SANTA TEREZINHA EM 1969 JÁ ANDAVA AUTOMÓVEIS POR AQUI.

Nosso passado e o automobilismo, por traz das mulheres tem um Chevrolet dos anos 60. Esta foto foi tirada em janeiro de 1969, eu tinha três anos. A casa era a antiga Casa Paroquial, hoje é a casa de Maria de seu Terto. As crianças: Ediliene de Edinho, Soia e Peta de Vavá, Dada de Dalva, Ana Maria de Nelson, a outra filha de Dalva. As moças: Cleocir de Zé de Souza, Ana de Luiz Venâncio, Rutinha de Miguel Rocha, Ana de Vandelson, Dalva Morato, esta com a mão na boca não identificamos, encostada no carrão Eulina (Juja) e Analice de Nando Viturino. Como nossa cidade cresceu,  no lugar deste avelozes está a casa de Dona Nazinha. Segundo Irmão Beto de Manoel João, esta casa de taipa nos fundos era a casa de Luiz Redondo.

Há momentos na vida em que sentimos a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la. Afinal das contas, a gente vive pelos sonhos.

domingo, 3 de abril de 2011

O CASAL MAIS APAIXONADO DOS ANOS 70 BIRA E EDNA

O lindo casal em tela é Ubirajara de Souza Lira e Edna Uchoa de Souza Lira, eles se conheceram em Recife,  casaram e tiveram cinco filhos. Ele filho de uma dos homens mais ricos de Santa Terezinha, pois em 1956 fundou o Posto de combustíveis Santa Terezinha com bandeira da ESSO, acumulou muita riqueza fruto de muito trabalho, ele tem um irmão chamado Ubiracir de Souza Lira, mora em Recife. Esta foto segundo sua filha Andrea é nos anos 70, veja a roupa de Bira, estilosa e estava na moda, para os padrões da época era granfina. Ubirajara continuou no ramos do pai, posto de gasolina, é gerente do posto de Mãe d'água e está aguardando retomar o seu posto entre João Pessoa e Recife na BR 101.
Arquivo de sua filha Ursula Andrea.

MANOEL DE COCO E OS TIRA GOSTO NAS BEBEDEIRAS

Manoel de Coco gostava de tomar uma cachacinha, e gostava muito de Raul Medeia, uma certa vez Mané foi ao encontro de Raul para tomar umas, ele tinha o hábito de só beber com tira gosto, Raul chamou e disse vamos tomar uma Manoel, ele sem tira gosto não bebo, Raul pediu pra ele ir procurar alguma coisa, ele percorreu os poucos hoteis que tinha por aqui, foi até o hotel de Jacinta mãe de Socorrinha de Zé Alberto, bateu na porta, chamou, chamou e nada, disse Mané, vou encontrar algo, numa parte baixa da cidade ali próximo ao virgulino, tinha uma enorme cerca de aveloz com muitas ramas de melão onde os porcos se protegiam do sol forte, Mané pegou a lambedeira (faca) que não se apartava dela nem para dormir, pegou a rabada de um porco passou a faca e levou para o bar, ele dizia que Raul quando mordias as rolas da rabada o sangue escorria no canto da boca, kaaaaaaaaaakakakaaa, sorria Mané na sua longa risada. Esta história foi conta por  José Carvalho Filho ( Zezé da oficina) ontem a tarde estava eu meu tio Donga e ele. Mais uma história desse folclórico cidadão chamado Manoel Bento de Araújo - MANOEL DE COCO. 

NOS TEMPOS DA BRILHANTINA E DOS CEBELOS LONGOS

Esta foto  é um garoto que nasceu em Mãe d'Água na paraíba em 1962, ele se chama Elisbão Alves de Assis com 2 ou 3 anos vieram morar aqui, o pai dele se chamava, Francisco Herculano de Assis e mãe, Maria da Assunção Alves. Seu Assis como era conhecido, era um homem muito inteligente, era fotográfo e relojoeiro dos bons, consertava relógio com luva de box dentro d' água, brincadeira. Seu filho herdou do pai estas funções e outras mais, é tido pelo amigos como MAGAIVER, esse moço faz de tudo, confira comigo: Relojoeiro, Fotografo, Locutor de rádio, Pintor, Detetive particular, Técnico em máquina fotográfica, Rádio amador, Montador de Antenas de Rádios, Alpinista, Eletricista e namorador, isso ele é muito. Eles moraram aqui até 1981, foram morar em Patos, seu assis nos deixou, está lá com Deus. E a foto foi em 1977, ele com 13 anos em Catingueira -PB. Arquivo de Elisbão Alves. 

sábado, 2 de abril de 2011

HERDEIRO DO FUNDADOR DO MUNICÍPIO NOS DEIXOU À TRÊS ANOS


Em tela vemos um dos pioneiros da nossa história, Sebastião Virgulino dos Santos, ele era filho de um dos fundadores e doares do terreno que deu origem ao povoado que teve seu primeiro nome Caldeirão das Bestas, que era uma pedra que tinha uma fenda arredondada parecendo um tacho de engenho de cana de açucar, os viajantes tinham muitas Éguas (Bestas), que se acomodavam no sítio Caldeirão. Tio Bastião não casou, mas teve dois filhos, Edivanda e Evandro, Vanda já faleceu e Evandro é o único herdeiro que está tocando a mesma vida que viveu durante longos anos. À exatos três anos ele nos deixou aos 86 de idade. Da grande família restam quatro irmãos; dois homens e duas mulheres. Geraldo Virgulino dos Santos e Cícero Virgulino dos Santos, Otacília Minervina dos Santos  e Maria dos Santos Siqueira (Maria de Erasmo) que mora em São José do Egito. Esta foto é do arquivo de seu filho Evandro Virgulino dos Santos.

NOSSA CULINÁRIA REPRESENTADA POR DAS DORES DO HOTEL

Nosso blog foi mais além buscando esta raridade. Dona Maria das Dores Morato (Das Dores do Hotel). Ela era mãe do saudoso ex-vice prefeito Edson Morato de Holanda ( Edinho) de Dalva Morato e Eulina Morato (Juja) que é minha madrinha de apresentação no meu batismo à 44 anos. Nesta foto Dona das Dores com sua neta. Uma de suas netas tem grande semelhança, Edilene de Zefinha parece muito.  As filhas falam com orgulho a criação que tiveram, pois era com o Hotel de Das Dores que formou seus filhos, hoje está no local o Hotel Central. Ela nos deixou à 19 anos com 91 de idade.

UM PASSADO CHEIO DE GLÓRIA E ALEGRIA NO MEU PAJEÚ

Nosso blog foi revirar os Baús de Santa Terezinha, e encontrou esta raridade na casa de Dalva Morato. Em tela Ubirajara de Souza Lira ( Biraja de Horácio) com uma espingarda na mão, Dalva com revolver dois tiros e uma carreira e acompanhando de pertinho o senhor Severino Virgulino dos Santos ( Biu Virgulino) já falecido, a data não foi revelado por não lembrar, mas está registrado um momento ímpar na vida dos que estão vivos. Se observar-mos o seu filho Juscelino (Juça) está sua cara nos dias de hoje.